APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Entre Rios

Metodologia

Abordagem Educacional-Como a escola contribui no contexto da comunidade entrerriense ?



A APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Entre Rios Ba situada a Rua “F” nº 002 no Bairro da Bela Vista fundada em 27 de setembro de 1987 pelos membros de sua diretoria, composto por um grupo de voluntários da comunidade ,comandada por Irmã Maria Thiern, contribui com a comunidade entrerriense na parte da educação,saúde, trabalho e lazer, onde os alunos excepcionais de vários níveis passam a maior parte do tempo fazendo atividades que possam melhorar sua qualidade de vida ,integrando-se no seu meio físico e social, lutando por sua auto-suficiência incluindo nas plenas relações sociais de cidadania resgatando seus direitos e deveres .Atendimento social ,Educacional, Psicológico e de saúde, além de prestar serviços de prevenção a comunidade com a coleta de materiais para realização de exames do pezinho palestras educativas e informativas.

Não há em nosso país um projeto político eficaz para o atendimento educacional da pessoa deficiente,muito embora haja avanços inegáveis na inclusão do aluno deficiente no ensino regular revelados por relatos de experiências divulgados em congressos e em periódicos nacionais. Ainda assim ,o movimento da inclusão inicia seus primeiros passos se olharmos a demanda social.Acredito que ,com vistas a deixar de ser documentada, analisada,discutida e divulgada com o intuito de desvelar a realidade , quebrar preconceitos ,refletir sobre a exclusão no movimento social e político que vivemos . e assim ganhar terreno na construção de uma escola pública e gratuita para todas as crianças e jovens em idade escolar.

A Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Entre Rios Ba mantém suas atividades em pleno funcionamento atendendo em seus diversos níveis de atendimento contando com uma clientela diversificada, ainda contribui com profissionais envolvidos, pois recebem capacitações em suas áreas de atenção oferecidas pela entidade.

Há uma contradição surpreendente entre o sucesso escolar-profisional que várias pessoas deficientes visuais conseguem alcançar ao mesmo tempo em que a realidade escolar exclui a maioria desses jovens da escola. A despeito dessa exclusão,vários alcançam a Universidade.Um exemplo desse fato em 1999,07 alunos deficientes visuais estavam matriculados na Puc-Campinas distribuídos no curso de :relações públicas, análise de sistemas,nutrição,direito e psicologia:em função disso há um projeto sendo desenvolvido por vários docentes de várias unidades da Universidade intitulado “Projeto de acessibilidade aos alunos deficientes visuais da Puc-Campinas” (Ventura 1997).Outros exemplos podem ser levantados na imprensa que divulga o trabalho de profissionais deficientes visuais,são eles: músicas,escritores, advogados,professores, assistentes sociais.



Referências Bibliográficas:
Amaral.L.Tirando a deficiência da estante,São Paulo USP Instituto de Psicologia 1993.
Neoliberalismo:as políticas sociais e o estudo democrático 4ª edição Rio de Janeiro:Paz e Terra 1998.p.9-39
Brasil .Secretaria de Educação Especial.
Política Nacional de Educação Especial ,Brasília SEESP.1994.
Duarte .N.Vigotski e o aprender a aprender :criticas ás apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana.Campinas :Autores associados 2000.