APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Entre Rios

História

A primeira APAE foi fundada em 11 de dezembro de 1954 na cidade do Rio de Janeiro. Em 1962, houve uma Assembléia das APAEs existentes e foi criada a Federação Nacional das APAEs. Atualmente, as APAEs estão presentes em mais de 1.500 municípios brasileiros, constituindo-se no maior movimento comunitário do mundo.
O símbolo utilizado pelas APAEs é o de duas mãos, desniveladas, uma em posição de amparo e a outra, de orientação.
O Movimento Apaeano tem uma história de uma família unida, que vai em busca de um único ideal, da qual, todos nós seres-humanos fazemos parte, seja contribuindo ou participando, pois milhares de pessoas juntas lutam pela defesa de uma causa: a melhoria da qualidade de vida da Pessoa Portadora de Deficiência. Cidadania, justiça, educação, união, probidade.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais também chegou na cidade Entre Rios no dia 27 de setembro de 1987 pelos membros de sua Diretoria composta por um grupo de voluntários da nossa comunidade, comandado por Irmã Maria Thiern (nome dado a nossa Escola de Educação Especial atualmente mantida por esta Associação).
APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Entre Rios, Bahia situada à Rua “F” , nº. 002 no Bairro da Bela Vista. Os primeiros trabalhos deste grupo de pessoas era voltado para a procura de crianças excepcionais que por falta de uma instituição para amparar dando atendimento especializado e também o fato de ser discriminado pela sociedade e pelos próprios familiares que escondia esses seres do restante da comunidade com tudo isso PASSAVAM A VIVER SEM NENHUMA EXPECTATIVA DE VIDA. Atendendo inicialmente a uma média de 20 alunos.

Os primeiros anos de atividades esta Associação funcionava no Estádio Municipal desta Cidade. Como o espaço era impróprio para a execução das atividades, a Associação foi transferida para uma casa na Rua da Areia, mudando-se para um sítio na Rua “B ” e em seguida para a Praça da Saudade mais tarde para sua sede própria onde encontra-se até hoje.

A nossa sede foi construída através de doações e Convênios com o Governo Federal e apoio do Governo Municipal (Domingos Machado de Almeida), onde contamos com um espaço físico de 06 (Seis) salas onde são desenvolvidas atividades de sala de aula, reabilitação e expressão corporal com nossa clientela, 01 ( uma) sala onde desenvolvemos atividades da Vida Diária ( AVD ) , 01 ( uma ) sala onde são realizados atendimentos do Setor de Fisioterapia , contamos ainda com uma cozinha, totalmente equipada, uma sala onde funciona o nosso almoxarife de materiais e alimentos, um refeitório, uma oficina pedagógica com banheiro, uma marcenaria com banheiro, dois banheiros sendo um masculino e um feminino . No Setor Técnico contamos com 03 ( três ) salas de atendimento um banheiro e uma sala de espera. Na parte Administrativa temos uma secretaria, uma diretoria, uma loja onde são expostos os trabalhos de oficina e um depósito , temos uma área coberta para recreação e uma área livre para desenvolvimento das Atividades de horticultura . Este ano de 99 contaremos com um veículo tipo kombi para os serviços da nossa entidade, doados pela Central Geral do Dízimo Pró – Vida situada no estado de São Paulo.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Entre Rios, Bahia mantém suas atividades em pleno funcionamento atendendo os pacientes em seus diversos níveis de atendimento, contando com uma clientela diversificada. Os profissionais envolvidos neste processos recebem freqüentemente capacitação em suas áreas de atuação, capacitação esta oferecida por nossa entidade bem como nossos parceiros.